miércoles, 2 de marzo de 2011

PREOCUPACION

Prof Odair Borges assina artigo sobre o Regulamento de Graduação - 02/03/2011
"Sejas tu casto como a neve e puro como o gelo, assim mesmo serás caluniado" Hamlet - de W. Shakespeare (cena I terceiro Ato)
A CBJ por iniciativa de seu presidente, Prof. Paulo Wanderley Teixeira, preocupado com o ensino e as graduações, e, pelo fato do Judô Brasileiro ser hoje, referencia no Judô Mundial, instituiu o Conselho Nacional de Graduação.
No momento o conselho se empenha nos estudos para unificar o ensino do Judô no Brasil e estabelecer critérios na esperança de que o bom senso e a ética devem prevalecer na graduação, desde o iniciante, faixa branca ao Kodansha.
Tenho observado atentamente as reações de alguns professores e dirigentes, após a divulgação do novo regulamento aprovado pelo CNG da CBJ. Alguns se dirigem à CBJ, outros aos membros do Conselho. Devo esclarecer que nossa preocupação é com o JUDÔ e com o aperfeiçoamento das regulamentações e diretrizes para o ensino da modalidade. Estamos à disposição para as duvidas, discussões e argumentações no sentido de aprimorarmos e alcançar o ideal.Posso citar como exemplo o Prof. Ricardo M.O.Borges, do Rio Grande do Sul, que após realmente ter lido e relido o regulamento,desceu a minúcias, colocando suas duvidas e argumentando de forma acadêmica inteligente e precisa, observações, que só vem nos ajudar e somar para as alterações que se farão necessárias. Assim devem agir aqueles que se denominam professores e dirigentes do Judô Nacional, ao contrário daqueles, que vivem fomentando a cizânia, pegando carona em bandeira da moda.
A preocupação deve ser com o conhecimento, o estudo teórico,técnico e científico do Judô. Não há necessidade de mandado de segurança ou qualquer outro tipo de ação judicial para discutir ou incriminar o regulamento. A política deixemo-la aos políticos. O Judô, regulamentos e graduação, não são mercadorias.
Prof. Me. Odair Borges 7ºdan
Membro do CNG da CBJ